Caminhos do Sul

"Para conhecer a si mesmo é preciso, antes, conhecer o seu povo"

quarta-feira, 11 de março de 2009

A sua, a minha, a nossa terra

Por: Eliza Maliszewski


“...Ai, que saudade que tenho da minha terra, ai, que saudade que eu tenho de ir pra lá, uma saudade que invade o peito, que até nem tenho jeito de pegar a gaita e cantar.”

Esta estrofe da música “Minha terra é lugar de alegria”, autoria de Adilson Marcos de Souza e Adelar Bertussi e cantarolada pelo tradicionalista Porca Véia, expressa o sentimento daqueles que têm origem interiorana e se mudam para a capital. A melancolia nos versos, a memória do campo, a vida simples e calma que se foi.

São tantos habitantes, tantas culturas, origens diferentes, dialetos, costumes e tradições, mas nenhum espaço de divulgação. Para chegar a ser notícia em algum veículo de comunicação, os municípios do interior ou devem estar envoltos em escândalos ou serem palco de alguma fatalidade. Muitas vezes, as comunidades não dispõe de jornais, rádios e emissoras de TV e, quando possuem, utilizam para lazer e não para fins de noticiabilidade local.

De acordo com dados do último censo realizado pelo IBGE, em 2007, o Rio Grande do Sul tem 496 municípios e, destes, contamos nos dedos os que são conhecidos. Bagé, Pelotas, Rio Grande, Caxias do Sul, Erechim, Região Metropolitana. Mas e os outros? São tantos espalhados nos mais diversos confins, com nomes estranhos e com povo riquíssimo. Italianos, alemães, bascos, açorianos, poloneses, africanos. O sustento da agricultura, o idioma e o suor.

Por que não dispor de um espaço onde se reúnam fatos, unicamente, do interior do Estado? Esta é a intenção principal deste blog. Quem procura se informar sobre sua cidade natal poderá encontrar o que procura aqui, sugerir, colaborar e matar a saudade. Este espaço é seu, pois a própria origem permite afirmar que para conhecer a si mesmo é preciso, antes, conhecer seu povo.

Um comentário: