Caminhos do Sul

"Para conhecer a si mesmo é preciso, antes, conhecer o seu povo"

quarta-feira, 13 de maio de 2009

A arte do Pisanki

Por: Eliza Maliszewski
Em polonês "pisanka" é um nome comum para um ovos de galinha ornamentados. Originário da civilização pagã, o pisanki era o símbolo da fertilidade, vida e saúde. Antes mesmo do Cristianismo, o ovo era o grande símbolo da festa da primavera, quando ainda se acreditava que tudo provinha da natureza.

Ornamentado pelos poloneses, através de várias técnicas de pintura e desenhos, o ovo decorado se tornou mais que uma tradição, mas também um hobby para milhares de pessoas na Polônia e seus descendentes no Brasil.
As várias formas do Pisanki
Foto: Claudete Dorocinski
Na Região Centro Sul do Estado, mais precisamente no município de Dom Feliciano, a tradição é mantida com um concurso anual, entre os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, realizado pela Casa de Cultura do Imigrante Polonês. A Diretora Luciana Rembowski diz que por ser uma tradição que representa a vida nova no período da Páscoa, mantê-la é fundamental:

-Acredito ser importante para comunidade, para que possamos manter um dos costumes trazidos por nossos antepassados, para que não fiquem só na história, completa.

A Diretora Luciana e os coelhinhos da premiação
Foto: Simone Nimczewski
Aprenda a fazer o Pisanki:


3 comentários:

  1. Uma pena que os descendentes que não falam polonês não tenham o mínimo direito de aprender essas técnicas! Não acho que isso seja manter a tradição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

    2. Procure no Facebook pela Kariane Modelski, de Nova Prata (RS). Há sim representantes dessa cultura no Brasil, acessível a quem não fale a língua polonesa.

      Excluir