Caminhos do Sul

"Para conhecer a si mesmo é preciso, antes, conhecer o seu povo"

terça-feira, 26 de maio de 2009

Museu do Pão é modelo de arquitetura em meio ao "Mate"

Por: Eliza Maliszewski

Ilópolis, distante 196 quilômetros da capital, na Região do Vale do Taquari, tem pouco menos de 5 mil habitantes e foi colonizada por imigrantes italianos, em 1915. Baseia sua economia no cultivo, extração e industrialização da erva-mate. Daí deriva seu nome: "Ilex paraguariensis", somado a "polis", isto é "Cidade da Erva-mate".

Moinho Colognese - Foto: Edson Mahfuz

Mas não só de erva-mate podem se servir os turistas. Conhecido internacionalmente como modelo de cidade ecológica, o município voltou a se destacar fora do país com o Museu do Pão e Oficina de Panificação. Um dos arquitetos responsáveis, Marcelo Ferraz, explica que o antigo moínho foi restaurado e acrescidas duas construções contemporâneas:

- Para que não ficássemos no saudosismo dos velhos tempos, criamos uma oficina de panificação e um pequeno museu sobre o pão. Novos atores que vestiram roupas novas em sua arquitetura. Assim se valorizou o velho moinho - acrescenta.
Ferraz assina o projeto junto com Francisco Fanucci. O conjunto arquitetônico já foi premiado em salões internacionais de arquitetura. No prédio do
Moinho Colognese, de 1930, erguido por imigrantes italianos, o depósito da sacaria ganhou novo uso. Nele deverá funcionar a bodega, uma confeitaria e cafeteria onde serão servidos produtos preparados na oficina.

Você conhece Ilópolis?

Fontes: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&newsID=a2423687.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Il%C3%B3polis

Nenhum comentário:

Postar um comentário