Por: Renate Ritzel Melgar
No município de Novo Cabrais, localizado próximo à região central do Rio Grande do Sul, encontra-se o maior parque privado horto florestal da América Latina, o Parque Witeck.
Conhecido como a 8ª maravilha do Estado, o parque compreende uma área de 70 hectares e possui flora rica em espécies do mundo inteiro, além de diversificada fauna silvestre.
O horto florestal foi idealizado em 1962, pelo Dr. Acido Witeck, médico e ex-prefeito de Cachoeira do Sul, e possui, hoje, mais de duas mil espécies e plantas, entre árvores, arbustos, flores e forrações nacionais e internacionais, que podem ser encontradas no parque de Novo Cabrais.
Quando Witeck comprou as terras que hoje abrigam um dos maiores e mais ricos pontos turísticos do Rio Grande do Sul, foi considerado louco, pois a mesma encontrava-se degradada e sem condições para qualquer tipo de plantio. Com persistência, o médico criou o primeiro lago e plantou as primeiras árvores com suas próprias mãos, em 1966, contrariando a opinião dos que não acreditavam em seu projeto.
Hoje, o Parque Witeck é dividido em diversos ambientes de jardim a céu aberto, tais como o Recanto das Coníferas, Coleção das Palmeiras, Folhas Caducas, Jardim Europeu, Recanto Tropical e seis lagos temáticos batizados como Lago da Paz, Lago Mágico, Lago Grande Espelho do Céu, Lago Encantado, Lago Negro e Lago Selvagem.
O parque, que possui paisagens montadas representando países como Canadá, Austrália, Espanha, Japão, Itália, Suíça, Polinésia e México, está na lista dos mais belos jardins botânicos em espécies vegetais do Brasil e dispõe de programas de educação ambiental com guias especializados para atuar com escolas, universidades e admiradores da natureza em geral, com estrutura e acompanhamento para receber visitantes de todas as partes do mundo.
De acordo com o diretor-proprietário do parque, Henrique Witeck, os jardins já foram visitados por turistas alemães, filipinos, americanos, uruguaios, chilenos, franceses, canadenses e chineses, entre outros.
Saiba mais sobre Novo Cabrais: Localiza-se na Mesorregião do Centro Oriental Rio-Grandense e na Microrregião de Cachoeira do Sul. Seu território está empregado nas Escarpas do Botucaraí, pertencendo à Região Centro-Serra. É um município emancipado de Cachoeira do Sul e instalado em 1997. Sua Área é de 192,34 km² representando 0.0715% do Estado, 0.0341% da Região e 0.0023% de todo o território brasileiro.
A origem do nome do município possui duas possibilidades: a primeira é a chegada da família Cabral em seu território; a segunda deriva da existência de cabras nos arredores da cidade.
.
Fonte: Sovergs e Parque Witeck.
Maravilhoso!!! muito bacana teu blog, realmente, vários lugares tão perto de nós que por falta de conhecimento perdemos a oportunidade de desfrutá-los. Parabéns pelo blog!!
ResponderExcluirBelo!!!são lugares maravilhosos. Está de parabéns pelo seu blog.
ResponderExcluiresse parque super bonito ,espero conhece-lo melhor indo ai!!!!beijos da CAROL E DA MICHELE!!!!!!!
ResponderExcluirMuito interessante!Já passei diversas vezes p/Novo Cabrais, mas não sabia da existência desse Parque!Obrigada p/inform ação! Pretendo um dia visitá-lo!
ResponderExcluir