Caminhos do Sul

"Para conhecer a si mesmo é preciso, antes, conhecer o seu povo"

segunda-feira, 18 de maio de 2009

A cidade das flores

Por: Eliza Maliszewski
O município de Selbach, que fica localizado no Noroeste do Rio Grande do Sul, teve sua origem ligada ao colonizador da área, o Cel. Jacob Selbach Júnior. Seus habitantes são de origem alemã, predominantemente. É um dos municípios de fundação recente, com apenas 43 anos.

É conhecida por "Cidade das Flores". Passeios públicos, praças e jardins são ornamentados com os mais diferentes tipos de flores, além de ipês roxo e amarelo proporcionam um clima agradável. A economia é basicamente agrícola - soja, trigo, milho, cevada e leite.
Os pontos turísticos mais conhecidos são:

Praça João XXIII
É uma praça com ciprestes e podas artesanais, muitas flores juntamente com o Monumento do Imigrante que homenageia os 150 Anos da Imigração Alemã, além de um parque de recreação para crianças.



Casa Urban e Mini Parque Encantado na Rota das Terras
Uma casa de muitas histórias EIN BAUERHOF moradia do imigrante alemão com grande acervo de documentos e móveis, preservados durante várias gerações. O Mini Parque Encantado foi montado com réplicas das primeiras casa construídas no município mostrando a arquitetura, o modo da vida, em especial do povo selbaquense.



Monumento ao Imigrante
Toda a sociedade tem a obrigação de resgatar a história de seus antepassados, como forma de reconhecimento pela contribuição. Neste sentido, a melhor forma que registra o reconhecimento, é a construção de um marco histórico significativo e que exposto ao público e seja de um material consistente para que tenha uma duração mesmo exposto em interpéries.

Igreja Matriz São Tiago
É uma construção feita de alvenaria, cujo início data em 1921 e seu término e inauguração em 1929. Toda a comunidade se mobilizou na construção e ajudou de uma ou de outra forma. Muito apreciado devido a sua arquitetura em estilo germânico, seus vitrais e suas portas frontais esculpidas. A mesma é muito visitada por devotos quase que diariamente.
Fotos: Site Rota das Terras

Nenhum comentário:

Postar um comentário