Caminhos do Sul

"Para conhecer a si mesmo é preciso, antes, conhecer o seu povo"

domingo, 17 de maio de 2009

A grandeza do Taim

Por: Eliza Maliszewski
A Reserva do Taim é a mais importante do Rio Grande do Sul e fica a 200 km ao sul de Pelotas e antes de Chuí (extremo sul do Brasil e divisa com o Uruguai), compreendendo partes dos municípios de Santa Vitória do Palmar e Rio Grande, entre a Lagoa Mirim e o Oceano Atlântico. Possui cerca de 33 mil hectares, num ecossistema dominantemente pantanoso, com vegetação e fauna típicas.


A simples utilização da estação como área de descanso, de crescimento ou nidificação torna-a ainda mais importante pois para as espécies migratórias a destruição de uma área na rota de migração pode colocá-las em risco de extinção. A reserva é habitada por inúmeras espécies de peixes e animais silvestres, como jacarés, lontras, capivaras, ratões-do-banhado, além de lobos marinhos. Aves aquáticas de muitas espécies como a garça branca, uma das mais belas aves do mundo.

Por ser o banhado um dos últimos remanescentes desse tipo de ecossistemas, a Estação Ecológica do Taim tem valor especial para estudos ecológicos. A Estação conta com toda uma infra-estrutura para o desenvolvimento de pesquisas. Não é permitida a visitação pública com o objetivo de lazer, porém para atividades de Educação Ambiental é estimulada.


Fonte: http://www.abbra.com.br/reservadotaim.htm

2 comentários:

  1. Boa Tarde

    Muito legal o relato que fazes sobre a Reserva do Taim, só achei super antipático quando para localizar usas a cidade de Pelotas. A reserva tem relação direta com as cidades de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, então porque não associar sua localização com estas cidades?
    Sou riograndino, tenho certeza que nossa cidade é referência para todo nosso País e também no cenário mundial.
    Ficaria grato se fizestes essa correção

    Prof.Eng.Esp. Domingos Lopes
    domingoschaplin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc Prof.Domingos,sou de Santa Vitoria do Palmar, acho uma falta de conhecimento para quem passa informação ,usando pelotas como referencia,cada cidade tem sua referência individual, e santa vitoria e rio grande tem o previlégio de ter o taim.Apoiado!

    warlene

    ResponderExcluir