Caminhos do Sul

"Para conhecer a si mesmo é preciso, antes, conhecer o seu povo"

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Tão perto, tão desconhecido...

Foto: Saul Teixeira
Por: Eliza Maliszewski
Localizado a 57 km da capital, no município de Viamão, o Parque de Itapuã, protege a última amostra dos ecossistemas originais da Região Metropolitana de Porto Alegre, às margens do lago Guaíba e da Lagoa dos Patos.
Foto: Saul Teixeira

Ocorrem mais de 300 espécies vegetais e grande diversidade animal, sendo comuns os bugios-ruivos. A Lagoa Negra, com 1750 hectares, é o ponto de parada de aves migratórias, como o trinta-réis e batuíras.
O Parque Estadual de Itapuã foi criado em 1973 e fechado 18 anos depois, sendo reaberto apenas em abril de 2002. A área de 5,5 mil hectares, onde está localizado o parque foi palco de combates durantea Revolução Farroupilha. Na tentativa de impedir a passagem de navios imperiais vindos do Rio de Janeiro, os farrapos construíram fortes nos morros chamados de Itapuã e de Fortaleza.
Em 1836, 32 soldados farrapos morreram no Morro da Fortaleza, vítimas de um ataqueimperial. Duas embarcações farroupilhas também estão afundas perto da Praia das Pombas.


Fonte: Texto publicado em Zero Hora 29/04/2003

Um comentário:

  1. Moças, parabéns pelo belo trabalho, realmente muito bonito. Esta é apenas uma demonstração da capacidade que possuem. Viva a nova geração so jornalismo gaúcho e nacional. Eliza e Renate, anotem estes nomes. Vcs ainda ouvirão falar muito nelas. Obrigado pela atenção; Saul Teixeira, estudante de Jornalimo.

    ResponderExcluir