Caminhos do Sul

"Para conhecer a si mesmo é preciso, antes, conhecer o seu povo"

sexta-feira, 22 de maio de 2009

A mais italiana das cidades

Por: Eliza Maliszewski

Antônio Prado é tida como a mais italiana das cidades brasileiras. Localizada no Nordeste gaúcho, foi a sexta e última das chamadas "antigas colônias da imigração italiana", fundada em maio de 1886.
Apesar dos importantes acontecimentos políticos pelos quais o país passava, como a Proclamação da República e a Revolução Federalista em 1893, não houve interferência no processo de implantação de imigrantes em terras cobertas de matas da Serra do Rio das Antas.
O nome deve-se à Antônio da Silva Prado, um fazendeiro paulista que, como Ministro da Agricultura da época, promoveu a vinda dos imigrantes italianos ao Brasil e instalou núcleos coloniais no Rio Grande do Sul.
O município de Antônio Prado possui um Patrimônio Tombado constituído por casas de madeiras e alvenaria que foram construídas no final do século XIX e início do século XX pelos imigrantes italianos. Em 1989 essas casas receberam proteção por lei federal através do tombamento de 48 edificações, realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Foto: Secretaria Municipal de Turismo
As edificações tombadas encontram-se espalhadas em toda cidade, mas é no entorno da Praça Garibaldi e na avenida Valdomiro Bochese que se concentram o maior numero de casas. Casas que serviram de cenário para as gravações do Filme “O Quatrilho”, um casario que retrata o princípio da vida do imigrante italiano.

Foto: Praça Garibaldi
Museu
Com mais de 500 objetos que contam a história dos imigrantes italianos, hábitos e costumes, é possível vivenciar uma casa com os artefatos que os imigrantes italianos utilizavam diariamente.

A fé
No entendimento dos imigrantes, fundar uma comunidade era escolher um santo protetor, construir uma igreja, ou um capitel que fosse, um campanário e um cemitério. Desde 1880, 36 capelas e 21 capitéis rurais, quase todos conservados, representam a verdadeira colunata do tempo da fé de grande parte dos pradenses.
Roteiro Caminhos da Imigração – Linha 21 de Abril
Retrata o trabalho e os e costumes dos antigos imigrantes.

Foto: Centro de Artesanato Lavoro della Mane – em palha de trigo
Vale do Rio das Antas
É quase um espelho largo e sinuoso entre os serros de um vale tão verde que quase assusta. Caminho de Entrada e Saída do município, conta com um mirante onde visualiza-se, além do vale, um sinuoso caminho cortando morros.

Foto: Ponte do Passo do Zeferino

Gruta Natural
Construída na década de 1920. Situa-se na zona urbana e ali são realizadas festas religiosas com procissões luminosas. Demonstra a religiosidade do povo.

Cascatas da Usina
Configuram-se em belas quedas d’águas, onde o visitante pode apreciar as belezas naturais no entorno do município, possui três plataformas para visualização das quedas sanitárias e trilhas. O acesso é de chão batido, mas é possível chegar com um ônibus de turismo.


Foto: Cascata do Inferno
Você conhece Antônio Prado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário