Caminhos do Sul

"Para conhecer a si mesmo é preciso, antes, conhecer o seu povo"

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Salto do Yucumã: a maior queda d'água do mundo

Por: Renate Ritzel Melgar

O Salto do Yucumã, localizado no interior do Parque Estadual do Turvo - primeiro parque criado no Rio Grande do Sul, em 1947, no município de Derrubadas - é a maior queda d'água longitudinal do mundo, com 1.800 metros de extensão. Situado no Rio Uruguai, na fronteira do Brasil com a Argentina, o Yucumã possui quedas de até 12 metros de altura, atingindo uma profundidade que varia entre 90 e 120 metros.



O salto, cercado por 20 hectares de mata fechada no Extremo Oeste do Rio Grande do Sul, quase divisa com Santa Catarina, possui, em seus arredores, o último reduto da onça-pintada no Estado - o maior felino encontrado na América Latina -, abrigando, também, outros animais ameaçados de extinção, como o puma, a anta e o cateto. Mais de duzentas espécies de aves também fazem da região do Yucumã a sua morada, como o pica-pau-rei.

Inserido numa região tradicional entre os campos gerais e as áreas de formação das depressões encostadas no rio, o Salto do Yucumã foi tema de grandes reportagens de programas televisivos, como o Globo Repórter
, da Rede Globo, e No Coração do Brasil, da TV Bandeirantes.

Irã Dornelles, um dos pesquisadores que acompanhou a equipe de reportagem do programa global, conta que a experiência de gravar em meio a maior floresta do Rio Grande do Sul é uma grande prova de resistência, equilíbrio e coragem:

- A vegetação lembra a Amazônia. Árvores altas, pouco sol e muita umidade. A gente caminhava sobre cascatas lisas como sabão. A cada passo achávamos marcas diferentes, como pegadas de jaguatirica, pelos de porco-do-mato, carrero de anta... Lá é o verdadeiro refúgio dos bichos ameaçados de extinção, por onde atravessamos a pé para chegar perto e captar imagens dos grandes animais.

A reportagem apresentada pelo programa comandando por José Luiz Datena, No Coração do Brasil, pode ser conferida em duas partes no site oficial da Band.



2 comentários:

  1. Hola Eliza e Renate, acaso vocês têem idéia do melhor roteiro para conhecer estes saltos partindo de São Paulo?
    Quero tentar conhecer este lugar à partir de janeiro de 2010. Se tiverem dados de melhor época, trajetos e companhias eu agradeço.

    ResponderExcluir